(c) Todos os direitos reservados.

terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Colocando logo em sua PCB usando Eagle Software

Dispositivo: Eagle Software
Objetivo: Colocar logotipo na placa de circuito
Dificuldade: 3 - (0~10)



Já faz mais de 1 ano que não posto nada neste blog, as razões foram muitas mas prometo que vou me esforçar mais em 2012. ;-)

Em breve vou postar a respeito da minha experiência na criação de PCBs profissionais fabricadas por empresas especializadas no ramo. Em casos como este em que você tem acesso ao serviço completo, é interessante tirar proveito de todos os recursos e para dar um look profissional na sua placa, um logotipo não pode faltar.

Neste post vou ensinar a você como colocar o seu próprio logotipo na sua próxima placa usando o Eagle e os recursos que estão escondidos nele. Pode até ser que exista alguma forma mais simples, mas esta funciona muito bem para mim.
Ao contrário do que parece, é tudo muito simples. Antes de tudo, o que você precisa é de que seu logotipo seja uma figura simples no formato Bitmap (*.BMP) preto e branco, não pode ser escala cinza nem mesmo colorido infelizmente, tem que ser monocromático mesmo, 1 bit de cor.

Depois pegamos esta imagem e processamos ela usando um script do Eagle chamado ULP. Este ULP é quem vai fazer todo o trabalho de conversão para nós e vai deixar o logotipo prontinho na sua PCB.
A partir dai, vai bastar posicionar seu logo onde você deseja e pronto, simples assim.



Mãos a obra..
Pois bem, vamos ao primeiro passo, a preparação da imagem do logotipo.
Existem várias formas, mas eu conheço e uso apenas duas para preparar a minha imagem, uma é pegar um logotipo pronto em um formato qualquer de imagem e fazer a conversão para preto e branco usando (não aconselho esta técnica, as vezes é muito frustrante).

A outra é criar o seu logotipo do zero, já com o Paint em modo preto e branco, mas neste caso você vai precisar conhecer as ferramentas e ter uma certa habilidade com os pixels.
Você não domina o Paint? Não se preocupe, existem dezenas de tutoriais no youtube.

Obs.: Um detalhe importante, por algum motivo qualquer, o Eagle não aceita arquivos criados na versão do Paint do Windows 7, não sei se o mesmo acontece com o Vista mas posso garantir que funciona com a versão do XP. Caso você tenha sucesso utilizando algum outro programa ou técnica, por favor deixe um comentário.

Criando a imagem:
No Paint vá ao menu Image > Attributes.
Na tela que vai abrir você vai ajustar o tamanho da imagem e vai ativar o modo preto e branco, eu tive ótimos resultados com o tamanho 350x250 pixels e não se esqueça de selecionar a opção Black and White como mostra na imagem abaixo, clique OK. Uma mensagem de advertência vai aparecer, clique YES.




A partir daqui, use seus dotes artísticos e crie seu logo, não é nenhum bicho de sete cabeças.


Dicas:
No caso de aproveitar um logo pronto, o segredo é não usar imagens com sombra, degradê, várias tonalidades de cores mesmo sendo sólidas ou com muitos detalhes em forma de linhas finas.
Dê preferência a imagens de cores sólidas e com formatos de linhas grossas e simples, pelo menos até você pegar o jeito.

Supondo que você esteja tentando reaproveitar um logo, abra a imagem com o Paint, repita os passos 1 e dois acima, em seguida basta retocar as distorções (boa sorte!).
Salve tudo na mesma pasta onde estão os seus arquivos da PCB que você deseja colocar o Logo.


Executando o Script:
Abra o projeto da sua PCB no Eagle Board, desative todos os Layers e deixe ativo apenas o layer que você usou para marcar os limites da sua placa, este é geralmente o Layer 20 Dimension.

Você pode executar o Script através do Ícone ULP e em seguida procurar pelo arquivo "import-bmp.ulp" ou simplesmente executando o comando "RUN import-bmp" na linha da comandos que aliás é minha opção predileta.



O Script vai pedir para você abrir a imagem, vá até o local onde você salvou o logo e clique no botão Abrir.
Em seguida o Script vai perguntar se você vai usar preto, branco ou as duas cores na conversão, clique na primeira opção, quadradinho preto apenas, Clique OK.
A próxima tela é a mais importante, nela vamos configurar o tamanho do logo e o Layer em que ele vai aparecer.

Pois bem, a primeira opção é Format, não se preocupe com ela deixe selecionado o modo Scaled. Em seguida temos Unit, aqui você seleciona MM milímetros, depois vamos definir o tamanho do logo, eu consegui o tamanho que eu desejava usando o valor 0.03. Mas cada caso é um caso, você pode começar por ai e então pode ir brincando com valores entre 0.001 até 3000 até conseguir o tamanho que você deseja.

No último campo é onde você vai escolher o layer que você deseja que o icone seja criado.
Isso é muito importante pois dependendo do layer que você escolher, você vai ter problemas para mover seu logo caso seja necessário pois quando seu logo aparecer na placa, o layer que você escolheu para ele reaparece juntamente com todos os elementos pertencentes a ele, experimente diferentes layers para você entender.
Eu geralmente gosto e aconselho usar o 21 ou o 22 que representam o Silk Screen, o layer 1 e 16 também são bons para logotipos pois representam as trilhas da PCB, depende se você quer o logo encima ou embaixo. Agora clique em OK e depois no botão Run Script.



Atenção Dicas Quentes:
Vou dividir com você um pouco da minha experiência.

- Infelizmente este script não oferece uma opção para posicionar o logo, consequentemente seu logo vai aparecer sempre perto das coordenadas o,o.

- Ele não é editável, portanto caso ele não esteja no tamanho ou do jeito que você deseja, você vai ter que deletar e rodar o Script todo novamente.

- Quando ele aparecer, ele vai reativar o Layer que você escolheu para o logo, portanto cuidado para não apagar objetos da placa acidentalmente.

- Desative os Layers 23 e 24 antes de mover o logo, ajuda bastante.

- Para mover o Logo use primeiro a ferramenta Group, selecione o Logo inteiro e tenha certeza que apenas ele foi selecionado, em seguida clique na ferramenta Move e no menu do botão direito do mouse escolha a opção Move Goup.

- Para deletar o Logo faça a mesma coisa porém ao invés de Group use a ferramenta Delete.

- Faça experiências com diferentes Layers e tamanhos até você dominar o Script.

Se você gostou deste tutorial divulgue o link do blog e deixe seu comentário, valeu!!!


Recursos:
Eagle Software - http://www.cadsoftusa.com/
Paint - Aprenda a usar